segunda-feira, 21 de março de 2011

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA


A sociedade contemporânea está muito doente. E, o principal sintoma do mal que a assola é a violência, causada pelo consumismo exacerbado, egoísmo, falta de amor fraterno, etc. Como ocorre no organismo humano, quando está doente, a sociedade tem procurado reagir. Porém, esse combate às forças do mal, só alcançará êxito se, cada vez mais, os cidadãos de bem se envolverem nessa luta, com atitudes, ações e projetos, para a construção de uma sociedade mais JUSTA e PACÍFICA.

Nesse processo de construção da sociedade é reconhecido O PODER DA MÚSICA, como arma eficaz. Segundo alguns pesquisadores no assunto, “a música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a música que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo etc. Portanto, cabe aos compositores serem morais e construtivos e não imorais e destrutivos em suas músicas. A influência da música é tão grande, que ela atua constantemente sobre nós – acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influenciando na pressão sangüínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem. Enfim, a música exerce um poder, uma influência muito grande sobre nós, podendo ser positiva ou negativa”.

O Brasil é um país culturalmente cristão, assim, é natural que isso seja refletido na música do coral, principalmente porque além do Programa Oficial do Projeto intitulado “EU QUERO PAZ”, e o programa de conscientização ambiental, os coristas serão preparados também para participar de eventos, tais como páscoa e natal, entre outros, tendo-se, porém, o cuidado de não abordar doutrinas específicas de nenhuma instituição religiosa. Aliás, o fato do Brasil ser um país culturalmente cristão reflete-se até na MPB, pois, quem não conhece a música “Jesus Cristo”, cantada por Roberto Carlos? Logo, não poderia deixar de ter essa influência na música do coral.

***********************************************************
ALGUNS ITENS DO PROJETO:

       1 – DO ESPAÇO FÍSICO:

- O coral será concretizado através da criação de vários núcleos, em parceria com instituições sociais tais como igrejas, centros comunitários e escolas, que cederão o espaço físico para os ensaios e/ou apresentações.

2 – DA GESTÃO FINANCEIRA/FINANCIAMENTO:

A gestão financeira de cada Núcleo poderá ser compartilhada com o(a) parceiro(a), definindo-se previamente com a Coordenação Administrativa do Coral, ou seja, cada Núcleo poderá ter seus parceiros exclusivos.

O projeto poderá ser patrocinado em parceria com Poder Público (Municipal, Estadual e Federal), Empresas Estatais e Privadas, Igrejas, ONGs nacionais e internacionais, doações de pessoas físicas (livro de ouro) e eventos como chás beneficentes, etc.

3 – DA GESTÃO ADMINISTRATIVA
- O Coral terá uma maestrina principal responsável, e uma maestrina apta a auxiliar ou substituir a maestrina principal.

- Papel das maestrinas:

a)     Promover a capacitação básica de cada responsável comunitária pelos Núcleos do Coral.
b)    Fazer os ensaios do coral, em sistema de rodízio, pelos vários núcleos que pretendemos formar.
c)     Realizar os ensaios gerais, podendo juntar os vários núcleos, para as apresentações conforme o item 11 “Da Apresentação do Coral”.

- Papel das Responsáveis Comunitárias:

Cada Núcleo do Coral terá uma pessoa responsável por sua preparação e uma auxiliar, podendo ser uma pessoa da comunidade.

4) DA PROGRAMAÇÃO DO CORAL:

- As crianças serão preparadas para cantar as músicas dos programas do coral, que são os seguintes:

a)  Programa Oficial  intitulada “EU QUERO PAZ.”

b) Programa de Educação Ecológica intitulado: A PRESERVAÇÂO DO PLANETA TERRA É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS.

c) Programas para datas especiais; NATAL, PÁSCOA, DIA DA CRIANÇA, DIA DOS PAIS, DIA DAS MÃES,  DIA DO PROFESSOR, ETC

5) DA QUANTIDADE DE NÚCLEOS E CORISTAS:
- Inicialmente estaremos envidando esforços para a criação de 06 núcleos. 
- Os núcleos serão criados a medidas que os recursos sejam disponibilizados.

- Cada núcleo terá de 20 a 80 crianças.

 6) PREVISÃO DE CUSTO MENSAL

Será avaliada a necessidade de cada Núcleo, podendo-se estabelecer uma ajuda de custo de até R$ 300,00 (trezentos reais), para a maestrina responsável.

- Observações:
a) Os Custos dos núcleos devem variar em função da quantidade de crianças.
b) Com o trabalho voluntário, o custo mensal de cada Núcleo poderá ser menor.
c) Dependendo do apoio da sociedade de Niterói, traduzido em recursos disponibilizados para a realização do projeto, serão dadas ajudas às crianças, visando a satisfação de suas necessidades promordiais, tais como alimentos, remédios, etc.

7) DA TRANSPARÊNCIA DO PROJETO E PRESTAÇÃO DE CONTAS:

Penso que a transparência é fundamental para a credibilidade de um projeto, por isso temos um Livro de Registro de Contribuições e Doações. A contabilidade do Projeto está aberta aos patrocinadores e a todos os interessados. 
     
 8) DO MATERIAL DIDÁTICO

Será utilizado o seguinte material didático: CDs, cartuchos de tintas para impressão, papel ofício, livros de técnicas vocais para crianças, etc.

9) DA APRESENTAÇÃO DO CORAL

Atendendo convites, dependendo do espaço para a apresentação, poderá cantar todo o coral ou apenas sua representação.

Um comentário:

  1. Adorei o projeto, parabéns!!!
    Já estou seguindo o blog.
    Abraços!
    Minha página: www.luciabaldi.webnode.com.br

    ResponderExcluir